Já pensou que os alunos da atualidade nasceram em uma sociedade que contava com as transformações da internet e dos smartphones?
Mesmo aquelas crianças que vivem distantes dos grandes centros urbanos, são impactadas por uma realidade em que o meio digital predomina nas relações sociais e no próprio desenvolvimento da sociedade.
O fato é que a partir do desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) a sociedade mudou os modos de se relacionar, consumir, trabalhar e se posicionar.
Mas onde fica o aprender? Afinal, o fato de as crianças crescerem com smartphones não significa que eles tenham compreensão sobre aquela tecnologia e tudo aquilo que ela pode fazer. É da atenção ao aprendizado crítico em relação ao ambiente digital que surge o letramento digital.
Neste artigo vamos aprofundar o conceito de letramento digital, explicando sua importância para o desenvolvimento crítico de crianças e adolescentes.
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1. O que é letramento digital
2. Qual a importância do letramento digital para o quadro de docentes
3. Como o letramento digital auxilia na formação de professores
4. Como aplicar o letramento digital
5. Como integrar práticas e conceitos da educação 5.0
6. Desafios do letramento digital e a exclusão virtual
1. O que é letramento digital
De modo simplificado, o letramento digital refere-se à interação de leitura e escrita no ambiente digital e mais do que isso: o seu objetivo é compreender este contexto visando desenvolver o domínio para interagir, acessar e compreender conteúdos em plataformas digitais.
Vale aprofundar na origem do termo para consolidar seu objetivo. Você já deve ter ouvido uma pessoa mais velha falar que alguém é “letrado”, certo? Essa percepção é baseada na ideia de quem estudava as “letras” era uma pessoa “estudiosa”.
Diferente da alfabetização, que pressupõe conhecer as palavras, o letramento busca aprofundar o conhecimento, não apenas reconhecendo o que aprendeu, mas interpretando e aplicando paratransformar ideias e o meio que o envolve.
A partir desse conceito você já deve entender que o “digital” expande o conceito do letramento. Assim, o letramento digital tem o objetivo de empoderar os alunos para atuarem de maneira crítica em relação às plataformas digitais, mas também além delas.
2. Qual a importância do letramento digital para o quadro de docentes
O desafio inicial do letramento digital é conseguir promover a aprendizagem sobre um tema relativamente recente e que gera uma mudança cultural. Afinal, em algum momento já pensou que as crianças e adolescentes conhecem mais as plataformas digitais do que você?
Uma pesquisa do Movimento Todos Pela Educação revelou que 62% dos professores não têm formação adequada para o letramento digital. Esta parcela dos entrevistados, que totalizou 4 mil professores, afirmou que nunca fizeram cursos gerais de informática ou de tecnologias digitais em educação.
Neste sentido, não é apenas os alunos que necessitam do letramento digital. O quadro de docentes de uma escola deve abordar ativamente seus conceitos, objetivos e metodologias para ter condição de mediar o processo de letramento digital de seus alunos.
Ou seja, diretores, coordenadores, professores e assistentes pedagógicos precisam estar abertos a um processo de formação, que exigirá desconstrução de “pré-conceitos” sobre o uso da tecnologia e, assim, enriquecer suas práticas pedagógicas.
3. Como o letramento digital auxilia na formação de professores
Com tantas transformações digitais, lançamentos de tecnologias e redes sociais, sabemos que é difícil acompanhar tudo aquilo que os alunos seguem digitalmente e, até mesmo, compreender as particularidades de cada faixa etária. Por isso, é fundamental uma formação em letramento digital para professores.
Seja na formação inicial ou na formação continuada, o objetivo é que os professores compreendam aspotencialidades das plataformas digitais para o aprendizado de seus alunos, respeitando seu nível cognitivo e associando com os demais conhecimentos planejados para aquele ano escolar.
O letramento digital amplia os recursos didático-pedagógicos dos professores, sem deixar de lado o lugar de mediador do professor que ainda atua com uma postura crítica diante da tecnologia.
4. Como aplicar o letramento digital
Confira algumas dicas de como aplicar o letramento digital na sua escola:
- invista em formação para o letramento digital e aprenda sobre as tecnologias digitais;
- utilize recursos tecnológicos para mediar os conteúdos das aulas;
- disponibilize os equipamentos necessários aos alunos;
- incentive atividades coletivas mediadas por recursos tecnológicos;
- adote uma postura de aprendiz e traga aos estudantes a possibilidade de sugerirem plataformas e formatos digitais.
Lembre-se que o objetivo é promover uma consciência crítica em relação ao uso das plataformas digitais e o papel do professor é mediar esse aprendizado. Para tanto, deve estar pautado em um contexto mais amplo, proposto pela Educação 5.0.
5. Como integrar práticas e conceitos da educação 5.0
No modelo de educação 5.0, o foco é a união entre as soft skills e as hard skills, estimulando “diálogo” entre tecnologia e sociabilidade. Ou seja, o objetivo é associar o letramento digital com as competências socioemocionais, como:
- autoconsciência
- autogestão
- consciência social;
- habilidades de relacionamento e
- tomada de decisão responsável.
Essa associação pode ser realizada por diferentes práticas pedagógicas, como as atividades maker. Assim, é possível trabalhar habilidades sociais e a criatividade usando recursos tecnológicos.
Aprofunde seu conhecimento sobre a evolução dos modelos educacionais, leia nosso artigo completo sobre a Educação 5.0.
6. Desafios do letramento digital e a exclusão virtual
O letramento digital é o futuro e o presente da educação, mas é preciso reconhecer: o acesso às tecnologias e plataformas digitais não é homogêneo. Seja por questões financeiras ou mesmo por escolha dos pais, nem todas as crianças e adolescentes estão incluídos digitalmente.
Assim, os principais desafios do letramento digital em um contexto de exclusão envolvem:
- conflito no nivelamento entre alunos da mesma turma;
- falta de recurso tecnológico para atividades em casa;
- recursos tecnológicos obsoletos na escola;
- falta de formação para professores, entre outros.
Neste sentido, a coordenação pedagógica e os professores devem construir alternativas efetivas, que contemplem a capacitação adequada do corpo docente e o fortalecimento da mediação do professor.
É possível promover dinâmicas de entrosamento entre alunos, favorecendo as habilidades sociais, além de promover o pensamento crítico em relação às plataformas digitais, que devem ampliar o aprendizado e nunca o limitar.